10.9.07

A Sopa de Gunther IV – o fim

No post anterior, em que narrei o infeliz acidente que decorreu durante o primeiro ensaio da peça A Sopa de Gunther, de Gerhard Reichsgau, o nosso leitor thespian139 deixou um comentário onde referia

Este site

Ora, de acordo com o nosso leitor, e de acordo com o site referido, parece que Gerhard Reichsgau era nazi, e que a peça A Sopa de Gunther, uma alegoria para o III.º Reich.

Posto isto, será importante dizer algumas palavras em nome desta Companhia:

1) A Companhia Dramática Zeitgeist e os seus membros recusam o epíteto de fascistas. Nunca foi nossa intenção associarmo-nos ao regime Nazi;

2) A Companhia Dramática Zeitgeist, como os seus membros, não segue qualquer ideologia xenófoba, discriminatória, racista ou, no caso particular, anti-semita;

3) A Companhia Dramática Zeitgeist, embora não negue o carácter socialmente actuante das suas representações, não compreende como seu vector estruturante qualquer orientação politica ou partidária.

A representação levada a cabo por esta Companhia não seria orientada no sentido de construir uma alegoria ao projecto nacional-socialista de Adolf Hitler, mas sim, e de uma forma mais abrangente, de elogiar e valorizar o espírito empreendedor do Homem (qualquer homem). Queremos assegurar os nossos espectadores (e a comunidade que, no seu todo, faz o Teatro em Portugal, quer seja em cima do palco ou nas plateias), que esta associação da Companhia Dramática Zeitgeist a ideais fascistas não foi mais do que acidental.
Embora seja nossa convicção que é possível levar a palco esta peça, pondo de parte toda e qualquer conotação Nazi, a Companhia Dramática Zeitgeist optou, após aturada reflexão, por cancelar todas apresentações programadas de A Sopa de Gunther.

1 comentário:

Tremoço Radioactivo disse...

Die Suppe von Gunther ('Gunther?s Soup'). This is often considered the most complete allegorical play on Nazism. The main character, Gunther (an obvious allegorical portrait of Adolf Hitler) is a cook, obsessed with the creation of a perfect vegetable soup. Ever since the beginning of the play, there?s a clear preference for carrots, and as the narrative progresses, Gunther?s intolerance towards other 'unworthy' vegetables becomes increasingly noticeable, especially towards beans. Gunther pursues his vision of a bean-free soup throughout the play, in spite of the resistance of other cooks and chefs. After much hardship, the outcome favours his persistence, with his soup gaining critical acclaim, even from those who criticised it during its creation.




Bem, é com algum pesar que que leio o cancelamento. Sim, é um facto que as conexões nazis eram desconfortáveis, mas sinceramente gostaria imenso de saber como a Companhia iria conseguir "reciclar" aquela ideologia demoníaca, tornando a peça num escrito com algo de valor para todo e qualquer Homem.

Fico à espera de outras oportunidades.